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7 dicas para melhorar a pressão arterial através da alimentação

De acordo com a última diretriz de Hipertensão, a prevalência de adultos hipertensos é de 32,5 %. Uma prevalência preocupante ,pois sabemos que por ser uma doença silenciosa, muitas vezes é neglicenciada.

Não cuidar da pressão alta pode levar a complicações graves nos rins, no coração e o Acidente Vascular Encefálico (AVE).

Mas, engana-se quem pensa que o único tratamento é medicamentoso, mudanças de estilo de vida como: alimentação balanceada, prática de atividade física e manejo do estresse auxiliam na prevenção e no tratamento.

Mais importante do que um alimento ou nutriente específico é o padrão alimentar, ou seja, a qualidade da alimentação como um TODO.

Algumas dicas importantes são:

1) Reduza o consumo de alimentos fontes de sódio.

Isso vai além de reduzir o sal de cozinha. Alimentos como salsicha, presunto, peito de peru e caldos/ molhos prontos possuem muito sódio. Fique de olho!

Substitua por temperos e especiarias naturais!

2) Procure consumir grãos integrais, sementes, castanhas e abacate.

2) Inclua azeite extravirgem diariamente.

3) Leites e derivados são bons aliados no controle da pressão arterial. Esqueça essa história que leite faz mal !

4) Aumente o consumo de fibras (frutas, verduras e legumes)

5) Tenha moderação ao consumir açúcares e gorduras saturadas.

6) Prefira chocolate com teor de cacau acima de 70%. Porr ser rico em polifenóis (atividade antioxidante) podem ser consumidos, sem exagero…

7) Tenha moderação ao consumir chá verde e café.

O chá verde e o café apesar de serem ricos em cafeína não aumentam a pressão arterial se consumidos em doses baixas, sem exagero. Isso porque além da cafeína eles possuem polifenóis, compostos bioativos benéficos para a saúde.

O problema é que muitas pessoas bebem quase 1 litro de café ao dia !!!!

Obs:

Alimentos que aumentam a produção óxido nítrico podem ser interessantes: beterraba, alho poró, espinafre,…

O alho é conhecido por efeitos anti-hipertensivos em alguns estudos, assim como a cúrcuma. Mais uma vez a importância dos temperos naturais. Use e abuse!

Adotar um padrão alimentar adequado para o tratamento da hipertensão é de fundamental importância!

Padrão alimentar não é dieta restritiva, é estilo de vida!

O segredo é:

Padrão alimentar adequado + adesão aos medicamentos + prática de atividade física + manejo do estresse

=

Qualidade de vida, redução do número de medicamentos e da pressão arterial.

A saúde do seu coração agradece <3

Fonte: Sociedade brasileira de Cardiologia. VII Diretriz de Hipertensão. 2017

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