Categorias
Saúde

Carboidratos: novo vilão?

Nos últimos anos tenho observado uma procura grande por dietas lowcarb: dietas com quantidades reduzidas de carboidratos. O número exato de carboidratos, seja em % ou em grama, não é bem definido pela literatura, o que há em comum entre elas é não conter alguns alimentos tradicionais: arroz, batata, pão, farinha de trigo,…

Por outro lado, houve um aumento no número de pessoas que voltaram a consumir gorduras de origem animal, principalmente a saturada: manteiga, banha de porco, leite integral. Outros alimentos fontes de gorduras também voltaram a mesa dos brasileiros como abacate e ovo… Ou seja, alimentos outrora condenados, figuram atualmente como amigos da dieta 🙂

Estamos na era do lowcarb e highfat!

Quais as consequências disso? Será que finalmente encontramos a solução para os problemas de obesidade e doenças crônicas?

Bom… queria que fosse tão fácil quanto parece, rs

O problema da nutrição, se é que podemos chamar de problema, é procurar incessantemente por um padrão alimentar “ouro” e/ou por nutrientes que poderiam nos salvar dos males do mundo contemporâneo. Há décadas fazemos isso, sem grande sucesso, e parece que não temos aprendido a lição…

É inegável que consumimos carboidratos em excesso, o padrão de dieta ocidental é um padrão rico em carboidratos, gorduras trans, proteínas e pobre em gorduras de boa qualidade, fibras, vitaminas e minerais.

Pensando desse jeito, incentivar a redução do consumo de carboidratos é uma boa idéia! No entanto, vejo que estamos ultrapassando o limite do bom senso 🙂

Da mesma forma que carboidratos em excesso não fazem bem e, demoramos décadas para descobrir isso, o consumo excessivo de gorduras também não faz! Erramos ao condenar a gordura da forma como foi feita há décadas atrás e, estamos errando ao transferir toda a culpa aos carboidratos.

É a lei do equilíbrio, é a individualidade, é o bom senso!

Consumir litros de nata, gordura de porco, bacon não deixará ninguém mais saudável a longo prazo. As mudanças estéticas irão existir, mas em relação a saúde, só o tempo dirá!

Não é errado consumir leite integral da mesma forma que também não é consumir arroz!

Retirar a dupla arroz e feijão do cardápio do brasileiro me preocupa muito, pois eles fazem parte do nosso padrão alimentar, um dos mais saudáveis do mundo!

Portanto, reduzir o consumo de carboidratos é uma estratégia excelente para melhora da saúde e emagrecimento, no entanto não pode haver espaço para radicalismos e restrições severas!

É para isso que nós existimos, nutricionistas, para adequar um plano alimentar dentro da cultura e do paladar de cada um! Sem proibições, sem modismo, sem dietas prontas…

#carboidratos #restrição #dieta #lowcarb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *