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Como manter uma alimentação saudável em viagens?

É sim possível relaxar, viajar e comer bem. Férias e viagem pode ser sinônimo de alimentação saudável e te conto como! 🙂

Fim de julho é recorrente no consultório:

“Quando eu voltar de viagem eu começo!”

“Nesses dias não vou fazer dieta, hein?”

“Vou comer muito e engordar …”

Os dias de férias são de relaxamento e alegria e não devem ser motivo de culpa ao comer. No entanto, não significa que sejam motivo para comer exagerado e sem consciência.

Para manter uma alimentação adequada nesse período, minha primeira dica é:

ESQUEÇA O PENSAMENTO JÁ QUE…

– Já que eu estou viajando, vou comer muito!

– Já que e já comi “errado” no café da manhã, vou exagerar o dia todo!

– Já que eu estou viajando, vou comer de tudo, mesmo sem gostar!

Bom senso e equilíbrio não tiram férias! 🙂

É normal e aceitável comer diversas comidas que não temos acesso diariamente. Mas, devemos comer esses alimentos com CONSCIÊNCIA.

Overnight oat do café da manhã do hotel

A segunda dica é sobre café da manhã de hotel, cheeeeeeio de quitandas! Antes de servir, passeie por todo o buffet e observe tudo que está disponível. Faça um prato mentalmente, pensando no que você vai escolher, só depois sirva-se. Assim, você evita comer exagerado porque não viu uma comida no fim da mesa ou porque foi com o “olho maior que a barriga”.

Na hora de fazer o prato mentalmente, tente manter alguns alimentos leves e outros de sua preferência, na proporção 80/20%. Sendo 80% do prato de frutas, iogurtes, aveia e outros alimentos mais saudáveis e 20 % de alimentos que você goste e queira experimentar, como bolos, carolinas, biscoitos,…

Overnight oat é uma boa opção de incluir fibras durante a viagem!

Uma terceira dica muito útil em viagens e na vida é DIVIDIR a porção. Está na Itália e quer tomar um gelato? Aproveite! Saboreie! É muito grande? Que tal dividir com seu(a) companheiro (a) de viagem? Dessa forma, mata-se a vontade de comer, prova-se do novo alimento, mas sem exageros 🙂

Quando for em restaurantes e oferecerem couvert de pães, agradeça sempre que possível. Aproveite a refeição principal e delicie-se do prato típico do restaurante, os pães geralmente não diferem tanto de um lugar para outro. Se o pão daquele lugar for especial, peça, coma e aproveite!

E pode ser massa, sim! Essa da foto é um nhoque com abóbora, gostoso, e super adequado para quem queria aproveitar uma viagem e não ficar calculando calorias 🙂

E bebida alcoólica? Para a bebida, vale o mesmo princípio da comida. Beba devagar, saboreando e aproveitando o drink daquele lugar. Não precisa exagerar!!

Percebe diferença? Não existem alimentos proibidos, principalmente em viagens, o que existe são escolhas conscientes.

O primeiro passo para ter essa atitude alimentar durante as viagens, e durante a vida por que não?, é o auto conhecimento. Conhecer o que é fome, o que é vontade de comer , o que é ansiedade,…

Minha última dica é escolha as comidas, pratos e lugares que te agradam, que te preencham, que te satisfaçam e aproveite a culinária típica do lugar! Não pense em calorias, em gorduras, carboidratos ou qualquer outro nutriente. Aproveite o momento e divida sempre que possível as porções.

Isso é vida equilibrada!

Por favor, sem detox depois!

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